Nos últimos anos, o crescimento dos centros urbanos tem se mostrado intenso. Isso, por sua vez, cria um constante e grande problema para natureza, já que muitos animais silvestres perderam espaço em seu habitat natural. Que, por sua vez, pode ter sido muito modificado ou até mesmo destruído.
Além disso, a caça desenfreada e a poluição das águas e da natureza também são problemas que levam as espécies a um quadro de possível extinção. Para evitar que essa situação se agrave ainda mais, o manejo de fauna silvestre é um procedimento importante e essencial na conservação da vida desses animais.
O manejo de fauna silvestre requer a atuação de profissionais preparados e com conhecimentos específicos sobre as espécies em questão. O trabalho deve seguir alguns pressupostos de ética, além de ter a autorização do IBAMA para acontecer.
Cada espécie deve respeitar uma série de leis que visam a conservação científica dos animais, que pode ser de finalidade comercial ou de destinação para parques e zoológicos. Somente após uma vistoria completa esses animais podem ser retirados do local e recolocados em criadouros ou cativeiros legalizados.
Uma avaliação de saúde também é realizada antes do recolhimento. Quando isso acontece, os animais são levados para um ambiente adequado para recuperação e, por fim, enviados para um local definitivo.
O manejo inadequado da fauna silvestre pode causar uma série de transtornos. Em primeiro lugar, as espécies podem sofrer ainda mais nessa contenção, sofrendo acidentes ou passando por procedimentos que atrapalhem a sua real recuperação.
Além disso, se a vistoria do IBAMA constatar que os animais não têm o tratamento adequado, pode haver multa. A guarda do animal também poderá ser perdida, o que torna todo o seu processo de adaptação ainda mais longos.
Por fim, vale frisar de que existem algumas espécies que se encontram em situações de risco. Esses animais devem ser devidamente avaliados e classificados, além de reencaminhados para locais que estejam aptos a lidar com seu porte, estado de saúde ou selvageria.
Uma empresa como a Astral Saúde Ambiental RJ Oeste está totalmente preparada para ajudar no manejo de fauna silvestre. Ela sem mantém sempre alinhada com as leis e demais determinações do IBAMA para que cada etapa seja realizada com segurança e foco na preservação da integridade física dos animais.
Seus profissionais têm conhecimento específico e se dedicam a tornar esse procedimento sempre o mais tranquilo possível para todas as partes. A equipe como um todo trabalha sempre em conformidade com as boas práticas indicadas para este serviço e se utiliza de toda técnica e equipamentos disponíveis para um transporte adequado de espécies.
Ou seja, você não precisa se arriscar a desrespeitar a legislação por inexperiência e nem causar qualquer tipo de desconforto para os animais silvestres.
Basta chamar a Astral Saúde Ambiental RJ Oeste para que tudo corra bem e o manejo termine de maneira satisfatória. O que está esperando? Entre em contato conosco!
© 2021 – Todos os direitos reservados Astral RJ Oeste
Desenvolvido por JBMKTD